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Quinta, 15 Agosto 2019 21:54

EXPOMONITORIA 2019

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  1. INTRODUÇÃO

A monitoria é um programa de ensino - aprendizagem estabelecido dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação, inserido no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Programa de Monitoria traz, na sua essência, o compromisso da Universidade com a formação plena de seu corpo discente, pois atribui ao aluno monitor o compromisso de colaboração nas atividades de ensino e complementa a formação acadêmica deste com um treinamento pré-docente.

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

A Comissão Organizadora da EXPOMONITORIA 2019 torna pública a chamada para a submissão e apresentação de trabalhos, a ser realizada entre os dias 27 e 28 de agosto de 2019, tendo por objetivo a divulgação de trabalhos científicos em comunicação oral, em banner e os melhores trabalhos a serem publicados como capítulo de livro com ISBN, pela Editora Universitária.

CAPÍTULO I - DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. Poderão ser inscritos trabalhos investigativos, de revisões e relatos de experiência, de caso, ou ainda, casos clínicos em forma de banner e/ou capítulo de livro e elaborados em conformidade com as orientações deste edital.

1.1 Os artigos de revisão bibliográfica deverão ser de temas atuais e relevantes. Deverão ser utilizadas referências que contem 90% das referências dos últimos 5 anos. Conter no máximo 3 figuras e estas deverão realmente serem indispensáveis.

1.2 As demais pesquisas deverão ser escritas de acordo com as orientações gerais deste edital. Poderá conter as figuras que o autor achar necessário, e contem 90% das referências dos últimos 5 anos.

  1. A inscrição do trabalho será no eixo temático da disciplina na qual o(s) monitor(es) e seu(s) orientadores estejam vinculados ao programa de Monitoria, cadastrados nos períodos de 2018,1, 2018.2 e 2019.1
  2. 3. Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente pelo autor principal, necessariamente o(s) orientadore(s) da disciplina, que ao submeter o trabalho serão considerados avaliadores, compondo a comissão científica.
  3. 4. A data limite para o envio, pelo autor principal, será entre os dias 07a 12de AGOSTO de 2019 APÓS ESSA DATA não será possível o envio de trabalhos.
  1. 5. Os coautores deverão ser informados no momento do envio do trabalho pelo autor principal.

5.1 Todos os coautores deverão estar cadastrados no Programa de Monitoria nos períodos citados no item 3.

  1. 6. Os resultados dos trabalhos poderão ser divulgados no decorrer do prazo descrito como período de avaliação entre os dias14a 18 de agosto de 2019. Na medida que forem sendo enviados, estes serão avaliados e o parecer ficará disponível no site do CES. A lista completa de trabalhos aprovados será divulgada no dia 20 de julho de 2019 via site do CES.
  2. 7. Cada disciplina inscrita poderá enviar 2 (dois) integrantescomoautor principal, sendo o(s) oreintador(es) e 5 (cinco) como coautor para análise do Comitê Técnico Científico.
  3. 8. Cada trabalho só poderá ter 6 autores (Incluindo o orientador).
  4. 9. Os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade ORAL EM BANNER, ficando a cargo dos autores definirem quem será o apresentador.
  5. A medida em que forem enviando os resumos, os orientadores entram para a lista de avaliadores dos resumos de seus pares em áreas correlatas e receberam certificado específico para essa finalidade (como participante de comissão científica)
  6. 11. O autor principal acompanhará o status do trabalho como I. APROVADO A (Trabalho apto a ser apresentado como banner) e APROVADO B (Trabalho apto a ser publicado como Capítulo de livro), podendo ser cumulativo; II. NÃO APROVADO (trabalho não atendeu as exigências da Comissão Científica, seja pelo conteúdo ou pela formatação, não cabendo contestação). Trabalhos que forem enviados com problemas na formatação, ou tabelas e figuras (Ex. A tabela passando das margens do papel, ou Figura que ficam saindo do lugar) não serão encaminhados para o Comitê de Avaliação e serão reprovados.
  7. 12. Dessa forma, lembramos o quanto é importante a leitura das Normas de inscrição e das orientações.
  8. 13. Os trabalhos com status APROVADO B terá prevista uma taxa simbólica para efetuar o pagamento da diagramação do livro. Esse trabalho é uma exigência para a publicação do livro na Editora Universitária.

CAPÍTULO II - INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

  1. 14. Asinscriçõesdos trabalhos deverão ser realizadas na área de participante exclusivamente pelo autor principal de acordo com as orientações dispostas no CAPÍTULO I.
  1. 15. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO MODELO DE TRABALHO disponível no item 16 e enviados para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.com o campo “assunto” preenchido com RESUMO FUI + o nome da disciplina.
  1. O trabalho deverá ser escrito no documento: RESUMO FUI + o nome da disciplina, os comentários deverão ser excluídos e o arquivo deverá ser renomeado obrigatoriamente com o título, e salvo na versão Documento do word 2010. Não serão aceitos trabalhos salvos na versão Documento do world 93-2007. Caso a disciplina tenha mais de 1 (um) resumo, enumerando os resumos em ordem numérica.
  1. 17. ESTRUTURA DO RESUMO SIMPLES:O trabalho deverá ser digitado utilizando formato A4, com fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm,  de acordo com as normas da ABNT), de acordo com MODELO, em anexo.

17.1 Itens do Resumo- Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte Times New Roman tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título. Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte Times New Roman tamanho 12. Indicar, entre parênteses, se orientador, professor-colaborador e/ou supervisor. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho. Afiliação dos autores: inserir nome completo do programa acadêmico, centralizado e itálico, fonte Times New Roman tamanho 10, seguido do nome da disciplina, unidade acadêmica e campus . Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação. Texto: Deverá apresentar as seguintes seções: Introdução (justificativa e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências (conforme normas da ABNT). Com no mínimo 250 (duzentas e cinquenta) e máximo 300 (trezentas) palavras (a contagem de palavras excluem título, identificação de autores e palavras-chave)

17.2. ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER O Pôster para apresentação do trabalho deverá ter medida de 90 cm de altura e 70 cm de largura. Não serão avaliados os pôsteres que estiverem fora desse padrão.

CAPÍTULO III - DA AVALIAÇÃO

  1. 18. Os trabalhos serão avaliados pelos orientadores que enviarem seus trabalhos, conforme item 10 do capítulo I deste Edital.
  2. 19. A Comissão Científica dará o parecer de acordo com o ítem 11do Capítulo I.
  3. 20. Na avaliação dos trabalhos enviados serão observados os seguintes critérios: a. Formatação do arquivo (Margens; retrato, 1 folha por página) ( em conformidade); b. Espaços entre os itens (em conformidade); c. Formatação de figuras, quadros e tabelas (em conformidade); d. Citações diretas ou indiretas (em conformidade); e. Introdução; f. Clareza, pertinência e desempenho do conteúdo em relação aos seus objetivos; g. Qualidade da redação e organização do texto; h. Metodologia; i. Consistência teórica do trabalho: fundamentação científica (quando se tratar de um artigo de Revisão); j. Exposição e análise dos resultados e discussão; k. Conclusões: fundamentação e coerência com os objetivos; l. Referência Bibliográfica: adequadas e normalizadas segundo a ABNT
  1. 21. Serão premiados os melhores trabalhos com o CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO de acordo com a apresentação oral do Banner. O resultado será divulgado, posteriormente, após as apresentaçãoes.

CAPÍTULO IV - ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS

  1. 2 As apresentações dos Trabalhos serão do tipo ORAL com duração de 10 minutos para exposição e 5 minutos para arguição.
  2. 23. As sessões de apresentações ocorrerão nos dias 27de agosto de 2019 nas dependências da UFCG/CES turnos a serem divulgados. O horário de cada apresentação será divulgada pelo site do evento.
  1. 24. Pelo menos um dos autores deverá comparecer com antecedência ao local determinado com seu Banner
  1. 25. A chegada do apresentador deverá ser com antecedência de 15 minutos do horário agendado. Após o início das apresentações todos os apresentadores já deverão ter entregue seu(s) Banner(s) ao monitor presente em sua sala de apresentação. Será extremamente proibido entregar a apresentação após o início da sessão de apresentações.
  2. 26. A apresentação deverá conter: a. Título (o mesmo utilizado no trabalho enviado a comissão científica). b. Autores e filiação c. Introdução d. Objetivos e. Metodologia f. Resultados e discusão g. Conclusões; h.Referências
  3. 27. As sessões ocorrerão na presença da banca avaliadora que julgará o melhor trabalho apresentado  o qual será premiado com o título de HONRA AO MÉRITO.
  4. Caso haja necessidade de alterar o horário ou turno da apresentação, esta troca só será possível mediante disponibilidade de horário. Importante: O trabalho que não for apresentado no seu horário estabelecido (mesmo eixo temático), não será avaliada sua apresentação após encaixado em outro horário (outro eixo temático).

CAPÍTULO V- ORIENTAÇÕES QUANTO AS PUBLICAÇÕES

  1. 29. Os autores e coautores deverão estar com suas taxas pagas até uma data que será estabelecida posteriormente. Após esta data, ficarão sujeitos a não inclusão como AUTORES e COAUTOR na publicação do LIVRO do evento.
  2. 30. Após a aprovação e/ou publicação do trabalho, não será permitido nenhuma alteração no capítulo do livro nem acréscimo de coautor.
  3. 31. O livro será publicado formato e-book e estará disponível para download .

CAPÍTULO VI- ORIENTAÇÕES QUANTO AS PUBLICAÇÕES

  1. 32. Os trabalhos serão publicados exatamente como enviados. Erros de digitação, gramática ou de conteúdo científico e/ou nome de Coautor errado serão de responsabilidade do autor. Os organizadores estão proibidos de fazer qualquer correção no texto nem alteração de nomes ou filiações.

CAPÍTULO VII – RESPONSABILIDADES, DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS

  1. 33. Os autores e coautores são únicos e exclusivamentes responsáveis pelo conteúdo e resultados das pesquisas realizadas e submetidas para publicação nos livros do

bem como responsáveis pelo cumprimento do disposto na legislação nacional aplicável e internacional em matéria de plágio, direitos de autor e direitos conexos.

  1. 34. Os autores e coautores aceitam as regras e permitem a publicação da pesquisa pela organização do evento.

CAPÍTULO VIII – CERTIFICADOS

  1. 35. Só receberão certificados de apresentação os trabalhos cujos apresentadores fizeram a exposição oral.
  2. 36. Todos os certificados serão entregues exclusivamente ao apresentador ou orientador, sendo proibido a entrega a terceiros.
  3. 37. Não serão enviados nenhum certificado de apresentação por e-mail após o encerramento do evento para os coautores.

Ana Paula de Mendonça Falcone

Assessoria de Monitoria do CES

ANEXO I

TÍTULO (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte Times New Roman tamanho 14)

Autor 1; Autor 2; Autor 3; .... Autor n (orientador, professor-colaborador e/ou supervisor) (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte Times New Roman tamanho 12)

Programa Acadêmico,

Centro Acadêmico, Campus (inserir nome completo do programa acadêmico, centralizado e itálico, fonte Times New Roman tamanho 10)

Introdução (justificativa implícita e objetivos)

Metodologia

Resultados e Discussão (apresentar os resultados das análises iniciais, quando se tratar de projetos em andamento; pode inserir tabelas, fotos, gráficos ou figuras, de acordo com as normas da ABNT).

Conclusões Referências (de acordo com as normas da ABNT)

 

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