Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias > Conheça o Projeto do 13º FUI - 2024
PROJETO

Conheça o Projeto do 13º FUI - 2024

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 13h41 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 20h06 | Acessos: 483

O Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no uso de suas atribuições, torna pública o Porjeto do 13º Festival Universitário de Inverno (FUI), do ano de 2024.

O Festival Universitário de Inverno (FUI) é um evento organizado pelo o Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  Localizada na microrregião do Curimataú Ocidental Paraibano, a cidade é conhecida por seu clima serrano, o que favorece a realização e de eventos que contemple todo potencial universitário e da cidade de Cuité e região do Curimataú paraibano.

O FUI aconteceu pela primeira vez em 2007, e desde então, busca unir ciência, tecnologia, arte, cultura e esporte. Além de promover a integração entre universidade e comunidade em um processo ampliado de inclusão, participação social e educacional, em diversos espaços do município de Cuité: Universidade, Teatro, praças públicas, ruas, museu e Horto florestal.

O festival acontece sempre no segundo semestre do ano, no período de inverno, que contempla atividades acadêmicas, atividades Artístico-Culturais, que incluem: teatro,

cinema, dança, música, trilhas ecológicas, pôr-do-sol com arte, feiras, exposições e shows, e etc, voltadas para a comunidade universitária e comunidade em geral.

O FUI reúne atividades acadêmicas, culturais e desportivas, mas o foco é descrever as atividades culturais a serem realizadas.

Portanto, apresentaremos os objetivos, metas e metodologia, da seguinte forma: I - Objetivos:

I.1 - Objetivo geral:

Promover e divulgar a ciência, a tecnologia, a arte, e a cultura, utilizando o FUI como principal instrumento de conhecimento e transformação social e cultural.

1. 2- Objetivos específicos:
  • Manter e ampliar este evento, que a cada versão cresce em estrutura, propostas ecomunicação, contribuindo para divulgar a ciência, a tecnologia, a cultura e arte e etc;
  • Fazerda universidade um ponto irradiador da cultura, arte, ciência e tecnologia através de um festival que congregue e faça interagir comunidade e universidade;
  • Mantere ampliar um evento que tem como foco:

a)A Cultura, b) O Esporte, c) Atividades acadêmicas.

O clima frio da cidade, com as suas belezas naturais próprias de um microclima de serra, propicia para o turismo cultural e ecológico;

• Propiciaro desenvolvimento sustentável da região, através do turismo cultural e ecológico;
  • Preservare divulgar a memória, a cultura e a arte local, democratizando conhecimentos e oportunidades e promovendo a inclusão social;
  • Difundirconhecimentos científicos entre a universidade e a comunidade, através de palestras, oficinas e minicursos;
  • Difundirtrabalhos artísticos e artistas locais através de exposições: pintura, escultura e artesanato, shows (musicais, de humor ), de teatro, cinema ( vídeo ) e dança;
  • Propiciaro desenvolvimento local;
  • Propiciara geração de emprego e renda, através do evento, no setor informal, no setor de comércio e serviços, artesanato local,

Um projeto amplo dessa natureza, vai além do recorte desta proposta, necessita

agregar mais projetos que contemplem agentes, grupos e associações que resgatam os valores culturais inseridos no cenário estadual e/ou regional. Portanto, apresentamos nossas metas principais:

• Abriros portões da universidade e mostrar atividades que são desenvolvidas, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão a toda comunidade;
  • Exposiçãode atividades como mostras, feira de profissões, minicursos e palestras;
  • Promoverfeiras para exposição de artistas plásticos, artesões, empreendedores e pequenos comerciantes;
  • Realizaratividades para incentivar e valorizar os artistas locais das mais diversas culturas;
  • Promoverrodas de conversas e mostrar a importância do trabalho de inclusão de pessoas com necessidades especiais;
  • Atividadesque provoquem a inserção de grupos e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e limitações;
  • Realizarshows de artistas locais e/ou regionais;
  • Incentivare promover a realização de Mostra de curta de cinema;
  • Realizaro sarau cultural com participação de toda comunidade;
  • Oferecera comunidade atividades de práticas

Entendemos que o trabalho colaborativo resulta no beneficiamento coletivo e que geram impactos territoriais, sociais e econômicos de muita importância para comunidade.

A metodologia a ser utilizada no desenvolvimento e construção do processo se dará, a partir de formação de comissões, traçar estratégias, fazer chamamentos através de editais públicos, seleção de monitores, convites para execução das mais diversas ações, seja na área acadêmica e/ou cultural. Formaremos equipes e grupos de trabalhos em diversas áreas, equipes de apoio e infraestrutura, mídia, comunicação e divulgação, cultural, acadêmica e desportiva. Todas as equipes serão formadas por docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados da UFCG e representantes da comunidade. Nesse processo Agregaremos esforços e trabalho na realização deste grande evento da universidade e da cidade de Cuité.

A Constituição Federal, em seus artigos 6º e 215, reconhece a todos os brasileiros o direito à cultura e ao lazer. Essas garantias visam assegurar uma melhor qualidade de vida e o pleno desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos.

Reforçando os artigos da Constituição Federal e o papel da Universidade, o festival mostra a importância do respeito a diversidade humana e social. E faz do FUI um festival singular para aquelas e aqueles que organizam e participam. Mostra ainda, o papel transformador da educação no desenvolvimento de políticas públicas, que agregam Ensino, Pesquisa e Extensão.

Marciano de Lucena Neto

Coordenador do FUI 2024